Projeto Sangue na Rua

Novembro 4th, 2007

Objetivos

O projeto Ciência Móvel - Sangue na Rua foi criado em 2006 através de convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Academia Brasileira de Ciências e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) - UNESP, com o objetivo de divulgar a doação de sangue e seus princípios científicos. A equipe, composta por profissionais da Divisão Hemocentro, Departamento de Enfermagem e pelos acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina da FMB - UNESP, vem visitando as escolas e universidades da região de Botucatu.

Entendermos que a escola é o ambiente ideal para a capacitação dos doadores de sangue e de medula óssea, e que a formação do doador fidelizado pode ser iniciada através da melhor compreensão de todo processo de coleta e transfusão.

Informação e Conhecimento combinam-se com outros ingredientes indissolúveis do ato de doar, o Altruísmo e a Consciência de Cidadania, para garantir cada vez mais a melhor qualidade do sangue para os nossos pacientes.

Para o ensino fundamental, apresentamos a peça teatral ¨Um toque de amor¨, cujo conteúdo contempla o esclarecimento de aspectos como o tipo de material utilizado na coleta e a ausência de riscos de contrair doençaas na doação. Atores com formação circense misturam ciência, drama e malabarismo. Aos professores é oferecido folder sobre a evolução da coleta de sangue em paralelo com os avanços científicos associados. Para o ensino médio e universitários, o trabalho inicia-se com a aplicação de questionário sobre tópicos abordando a doação de sangue. A seguir, é apresentado vídeo ¨Um dia especial¨, a história de um jovem que vai doar pela primeira vez. Após, os acadêmicos interagem com os alunos, esclarecendo os pontos importantes da doação. É dada atenção especial sobre a janela imunológica. Outra ação pedagógica ocorre em eventos como feiras de ciências das escolas e nas coletas externas da Divisão Hemocentro.

Se você estiver interessado em mais informações, entre em contato conosco

Voce pode assistir a uma das apresentações da peça clicando nas janelas abaixo.A direção e a encenação são de Regina Blanco e seu grupo teatral

Neste vídeo, filmado durante palestra na UNIP de Bauru, falo sobre o sistema HLA e sua relação com o Transplante de Medula Óssea, com a ajuda de 2 artistas da cidade de Botucatu, o Fernando Basseto e o Guilherme Gasparini, todos nós sob a direção de Regina Blanco, diretora teatral.